Moqueca de palmito com ervilha torta e Farofa de Banana
- Geovanna Godoy Ramos
- 28 de out. de 2017
- 3 min de leitura
Moqueca de palmito com ervilha torta e Farofa de Banana

Nessa última quarta-feira na nossa aula de Gastronomia tivemos mais uma preparação típica brasileira, a moqueca de palmito com ervilha torta, e farofa de banana. Além de ter ficado muito saboroso, as cores dos ingredientes e os cortes utilizados valorizaram a estética da preparação. Essa receita é vegana, não contendo nenhum ingrediente de origem animal, e conta com os mais diversos tipos de nutrientes. Apesar disso, é um prato calórico, mas que não deixa de ser uma opção deliciosa para ser adotada aos finais de semana, ou um almoço especial!
Prepara-se, porque neste final de semana você vai querer fazer essa receita! Anote aí os ingredientes necessários:
Para MOQUECA DE PALMITO COM ERVILHA TORTA:
- Rodelas de palmito pupunha in natura - de 1 peça de pupunha - cortada em rodelas com aproximadamente 1 dedo de grossura; Pode ser comprado a peça ou à vácuo.*
- 3 tomates (s/ pele, c/ semente, e picada em quadrados grandes).
- 1/2 cebola picada
- 1 caixa de polpa de tomate
- 1 vidro de leite de coco
- 1/2 maço de cheiros verde picado
- 2 dentes de alho bem picadinho
- 1/2 pimentão verde (s/ sementes), em fatias finas (não muito fina, e cortada no sentido longitudinal dos alimentos)
- 1/2 pimentão vermelho (s/ sementes), em fatias finas (não muito fina, e cortada no sentido longitudinal dos alimentos).
100g de ervilha torta em vagens
- 1 pimenta dedo de moça (s/ sementes, e cortada em quadrados)**
- Sal, pimenta do reino, óleo de soja.
*Para que o palmito seja utilizado na receita, quando comprado nessas duas situações citadas, sua textura é dura, e deve ser cozinhado em salmoura. Em uma panela com bastante água, adicione uma colher (sopa) de sal; quando a água estiver fervendo, coloque as rodelas, e deixa cozinhar por 10 minutos.
** Para diminuir a acidez da pimenta, recomenda-se que, após picada, colocar em um pouco de vinagre.
Para FAROFA DE BANANA:
- 4 bananas prata pequenas/ médias cortadas em meia lua
- 1/2 cebola picada
- 3 dentes de alho bem picadinho
- 50g de manteiga
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 50g de castanha de caju torrada e picada
- 200g de farinha de mandioca torrada
- Sal, pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo da MOQUECA DE PALMITO COM ERVILHA TORTA:
Em uma frigideira ou moquequeira, refogue a cebola e o alho em óleo. Após dourar, adicione os tomates picados. Deixa os tomates desmancharem, e quando a mistura estiver dourada coloque sal, pimenta do reino (e caso queira um prato quente/ picante, nesse instante adicione a pimenta dedo de moça - NÃO OBRIGATÓRIO). Quando os ingredientes estiverem desmanchando, adicione o palmito de pupunha, e acrescente mais sal. Deve-se acrescentar a polpa de tomate neste instante e deixar cozinhar até começar a borbulhar levemente, e então adicione os pimentões (intercalando as cores dos pimentões), e as ervilhas tortas. Abafe com a tampa por mais alguns minutos, até que a mistura incorpore. IMPORTANTE: evite mexer os ingredientes, para que as cores de cada um deles sejam conservadas, afim de deixar o prato esteticamente colorido. Caso queria um prato mais "frio", menos picante, adicione a pimenta dedo de moça nesta etapa. Por fim, adicione o leite de coco e o cheiro verde. Pelos cantos, vá misturando levemente a polpa de tomate com o leite de coco.
Modo de preparo da FAROFA DE BANANA:
Em uma panela, coloque a manteiga e o óleo (para que a manteiga não queime - ISSO MESMO QUE VOCÊ LEU dica da nossa Master Professora Francis Pedroso). Quando a manteiga estiver totalmente derretida, adicione as cebolas, alho e as bananas. Deixe dourar. Logo, adicione as castanhas de caju picada, a farinha de mandioca, sal e pimenta. Desligue e sirva juntamente com a moqueca!
Somos suspeitas para falar da preparação, mas esperamos que vocês também provem testando a receita!
Comentarios